segunda-feira, 23 de abril de 2012

X-Men ...............................

Primeira aparição:X-Men n° 1, de 1963

Grupo de heróis da editora Marvel,a idéia inicial era que os personagens já nascessem com os seus poderes e com o tempo passariam a manifestá-los, surgindo assim a idéia dos mutantes. Na HQ de estréia, cinco jovens com poderes especiais são tutelados pelo Professor X, um sábio e rico filantropo que, secretamente, também é um mutante, que perdera os cabelos na juventude e ficara preso em uma cadeira de rodas. O Professor, em sua isolada mansão em Nova York, ensina a seus alunos como lidar e usar seus talentos em favor da humanidade, ameaçada por outros mutantes, liderados pelo malígno Magneto. A existência dos X-Men é mantida em segredo, e os alunos do Professor usam máscaras, para não serem identificados pelos civis, que temem as “aberrações”.
Os X-Men são mutantes: humanos que, como resultado de um súbito salto evolucionário, nasceram com habilidades super-humanas latentes, que geralmente se manifestam na puberdade. Consequentemente, em suas histórias, vários homens comuns têm um intenso medo e/ou desconfiança dos mutantes (cientificamente chamados de Homo superior), que são vistos pelos cientistas em geral como o novo degrau da evolução humana. Logo, muitos os consideram uma ameaça à própria sociedade humana. Tensão esta exacerbada por mutantes que usam seus poderes para fins criminosos.
Para combater estes "mutantes malignos" (tais como Magneto e sua Irmandade de Mutantes) e promover a coexistência pacífica entre as duas raças, o benevolente Professor Charles Xavier, (ou Professor X, o milionário que é, secretamente, um dos maiores telepatas da Terra), fundou uma academia para treinar jovens mutantes e doutriná-los em seu sonho de "harmonia inter-racial". Ocultando sua real intenção do restante do mundo sob a fachada do Instituto Xavier Para Jovens Super-Dotados, Charles deu, assim, início ao seu sonho.


As histórias iniciais dos “X-Men”, publicadas a partir de 1963, venderam satisfatoriamente. No final da década de 60, porém, foram perdendo fôlego, a ponto de a revista passar a ser publicada bimestralmente. 
No entanto, na década de 70, sob a reformulação comandada por Roy Thomas, Chris Claremont, Dave Cokrun e John Byrne, a série retornou com força total, alcançando o ápice da sua fama com histórias como “Fênix Negra” e “Dias de um futuro esquecido”. 



Algumas formações:




Formação Original (1963):
Ciclope, Garota Marvel, Fera, Anjo e Homem de Gelo. Contou, posteriormente, com a participação de Polaris e Destrutor.


Novos 
X-Men
(1975): Wolverine, Tempestade, Colossos, Noturno, Solaris, Pássaro Trovejante e Banshee. Depois com a morte de Pássaro Trovejante e saíde de Solaris entraram Ciclope, Jean Grey e Kitty Pride.

Terceira Formação: Wolverine, Tempestade, Colossos, Noturno, Vampira, Ciclope e Kitty Pride

Quarta Formação: Wolverine, Tempestade, Vampira, Cristal, Longshot, Destrutor e Psylocke.

Após o episódio do “Rei das Sombras” (“Uncanny X-Men” n° 280, de set. de 1991 /No Brasil: “X-Men” nº 77, de mar. de 1995), a equipe foi dividida em duas: Equipe Azul, composta por Ciclope, Wolverine, Vampira, Gambit, Psylocke, Fera e Jubileu; e Equipe Azul, formada por Jean Grey, Tempestade, Homem de Gelo, Arcanjo, Colossos e Bishop.