sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Sexta feira 13 ..............


 Hoje é sexta feira 13 ,  melhor é a primeira do ano, vamos te uma em abril e outro em julho(eu acho).
Eu fico aqui pensando por que   será que ela é tão temida,então resolvi pesquisar,descobri  que sua história faz um misto com várias culturas e religiões diferentes ,muito interessante:


O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do Zodíaco.
A crença na má sorte do número 13 parece ter tido sua origem na Sagrada Escritura. Esse testemunho, porém, é tão arbitrariamente entendido que o mesmo algarismo, em vastas regiões do planeta – até em países cristãos – é estimado como símbolo de boa sorte. O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte.

Na mitologia nórdica conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados, Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituídos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.


Loki ,o deus da discórdia ....



Entre os cristãos existe a crença de que o dia 13, quando cai em uma sexta-feira, é dia de azar. Uma das explicações para isso, segundo o Guia dos Curiosos, seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele mais os 12 apóstolos.
Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.


Frigga tecendo as nuvens ....

Além das lendas nórdicas, diversas culturas consideram o dia como de mau agouro, alguns pesquisadores relatam que o grande dilúvio aconteceu em uma sexta-feira, assim como a morte de Cristo. Inclusive, marinheiros ingleses evitam zarpar seus navios deste dia, recorda-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.
E por fim, temos a teoria do cristianismo, explicado no livro Código da Vinci por Dan Brown, onde há o relato de que em 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia e a cultura moderna, ainda conserva vestígios dessa tragédia, por isso que  até hoje, sexta-feira 13 é considerado um dia de má sorte.

Sexta feira 13 é uma série de filmes de terror ,que tem como vilão o Jason ,um assassino muito cruel,a series já tem 12 filmes começando com seu primeiro lançamento na década de 80  . Eu amo sexta feira 13(lembra que eu fiz um post falando sobre filmes de terror e falei que sexta feira 13 tem muita putaria kkkkk)

Bom eu não acredito em toda essa supertições ,por que pra mim sexta feira 13 é um dia normal,mais para quem gosta de levar pro lado mais sombrio, que tal curti com muitos filmes de terror (de preferencia a noite)e pra da aquela encrementada que tal chamar aqueles seus amigos medrosos pra ver com você ? 


Gato preto ,o simbolo das bruxas (se bem que eu tenho um gato preto também ) kkkkkk