quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Pin-ups ............

Pin-up do Gil Elvgren

Pin-up são mulheres belas e sedutoras, que expressam sua sensualidade de forma sutil e ingênua. Podem ser modelos e atrizes ou musas desconhecidas que servem de inspiração para os artistas ,que as retratavam em pinturas ,desenhos ou ilustrações.
Os desenhos de pin ups eram  muito usados em calendarios e influenciaram também a propaganda. Que passou a utilizar o mesmo tipo de arte em seus anúncios. Como por exemplo a coca-cola, que surgiu na mesma epóca. Seus postêres tem claramente o mesmo estilo artístico das pin-ups sensuais dos calendários.

Propaganda da Coca Cola

Destinadas à exibição informal, as Pin-ups constituem-se num tipo leve de erotismo(Mais não tem nada de vulgar).Embora elas sejam realmente muito sensuais, temos a mistura do clássico romantismo. Uma das marcas de uma Pin-Up é a Cereja, batom bem forte, delineador ,salto alto,cinta liga,lingerie,seios com um belo decote,um corpo de dar inveja em muita gente,lindas pernas a mostra,tudo completando com um sorriso malicioso ou um biquinho insinuando um beijo!!!
As Pin-ups ficaram famosas no período da segunda guerra mundial, pois exerciam um grande fascínio nos soldados americanos. Eles costumavam carregar fotos e recortes de revistas de belas mulheres, os quais pregavam nas paredes e armários, daí o nome 
“Pin-up, que em uma tradução aproximada significa “pregar na parede”
Gil ElvgrenAlberto VargasGeorge PettyArt Frahm,Enoch Bolles, Earl MoranPeter DribenBilly DevorZoe Mozert foram alguns dos artistas que ficaram muito conhecidos pelos seus trabalhos com as Pin-ups.

Pin-up de George Petty


O termo “Pin-up” começou a ser utilizado no início da década de 1940 nos Estados Unidos, mas elas já existiam desde o início de 1900.
As ilustrações de Pin-ups tiveram seu auge em uma época (entre as décadas de 1930 e 1950)
As pessoas da época eram muito moralistas(puritanas),a sociedade não estava acostumada em ver mulheres dessa maneira(Na época eles recriminavam tudo que referisse ao sexo), as mulheres não apareciam peladas em revistas ou calendários, tudo era insinuado e nunca explícito. ,por isso elas faziam tanto sucesso ,um erotismo sutil  irresistível que fazia a cabeça dos homens!!!!! 

Pin-up de Enoch Bolle